Instrução aos autores

I - INFORMAÇÕES GERAIS

DIRECTRIZES 

A Revista Transdisciplinar de Gerontologia da USC propõe-se publicar artigos que se refiram ao desenvolvimento humano, especificamente ao Envelhecimento/Terceira-idade. Estes devem centrar-se na pesquisa, nas práticas profissionais e devem espelhar uma reflexão crítica da produção transdisciplinar do conhecimento sobre o envelhecimento humano.

II - ORIENTAÇÕES EDITORIAIS

Os artigos serão submetidos a exame pela Comissão Editorial, que poderá fazer uso de consultores "ad hoc", a seu critério, omitida a identidade dos autores. Estes serão notificados da aceitação ou não dos artigos. Caso sejam necessárias pequenas modificações no texto, será solicitada pela Comissão Editorial aos respectivos autores a sua alteração.

O editor reserva-se o direito de efectuar alterações ecebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando os conteúdos e o estilo do autor. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos.

III - APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os artigos devem ser enviados à Revista Transdisciplinar de Gerontologia por e-mail: rtg.usc@gmail.com. Deve ser enviado o resumo, em Português ou Espanhol, contendo até 100 palavras, além de três ou quatro palavras-chave com respectivas "key-words". Deve conter o título do trabalho, nome completo do autor, biografia (profissional) e seu respectivo endereço (e-mail). O texto proposto deverá ser enviado em formato Word letra Arial Narrow, tamanho 12. O autor pode enviar material de ilustração como sugestão; este deve ser entregue em arquivos separados do texto, no programa em que foram criados (Excel, CorelDraw, PhotoShop, etc.);

As contribuições dos autores poderão ser redigidas em duas línguas: português e/ou espanhol.

As opiniões e os conceitos emitidos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

IV - TIPOS DE TEXTO

1. Estudos teóricos/ensaios - análises de temas e questões fundamentadas teoricamente;  

2. Relatos de pesquisa - investigações baseadas em dados empíricos, recorrendo a metodologia quantitativa e/ou qualitativa. Neste caso, é necessário conter introdução, metodologia, resultados e discussão;

3. Relatos de experiência - relatos de experiência profissional de interesse para as diferentes práticas transdisciplinares;

4. Comunicações - relatos breves de pesquisas ou trabalhos apresentados em reuniões científicas/eventos culturais;

5. Ressonâncias - comentários complementares e réplicas a textos publicados em números anteriores da revista.

6. Artigos de Opinião - reflexões sobre temas relacionados com a gerontologia (de interesse geral) e suas políticas de actuação.

7. Trabalhos Monográficos - análises de temas e questões fundamentadas teoricamente em forma de artigo com base em trabalhos universitários (monografias de curso, entre outros).

8. Reflexões - temas gerais relacionados com o existir humano.

9. Temas de Educação para a Saúde – temas/assuntos gerais, directamente relacionados com o envelhecimento e com foco na educação e promoção da saúde.

V - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências no texto a outras devem ser indicadas dos seguintes modos: Robinson (1978); (Guilly & Piolat, 1986); (Bronckart, Papandropoulou & Kicher, 1976) ou (Bronckart et al., 1976). 

No final do artigo devem ser listadas alfabeticamente as referências bibliográficas (apenas as obras referidas no texto), obedecendo aos seguintes modelos: 

Capítulo de um livro - Bronckart, J.-P., Papandropoulou, J., & Kilcher, H (1976). Les Conduites Sémiotiques. In M. Richelle, & R. Droz (Eds.), Introduction à la Psychologie (pp. 286-302). Bruxelles: Dessart.

Artigo de revista científica - Gilly, M., & Piolat, M. (1986). Psicologia da Educação, Estudo da Mudança na Interacção Educativa. Análise Psicológica, 11 (1), 13-24. 

Livros - Carneiro, T. (1 983). Família: Diagnóstico e terapia. Rio de Janeiro: Zahar.

Tese de dissertação - McCloy, R. A. (1990). A New Model of Job Performance: An Integration of Measurement, Prediction, and Theory. Unpublished doctoral dissertation, University of Minnesota, Minneapolis.

Relatório Técnico - Birney, A. J., & Hall, M. M. (1981). Early, identification of children with written language disabilties (relatório Nº 81 - 1502). Washington, DC: National Educational Association. 

Trabalho apresentado em congresso, mas não publicado - Haidt, J., Dias, M. G., & Koller, S. (1991). Disgust, disrespect and culture: Moral judgement of victimless violation in the USA and Brazil. Trabalho apresentado no Annual Meeting of the Society for Cross-Cultural Research, Isla Verde, Puerto Rico.

ENVIO DE ARTIGOS

Os artigos devem ser enviados à Revista Transdisciplinar de Gerontologia por e-mail: rtg.usc@gmail.com. Deve ser enviado resumo, em Português ou Espanhol contendo até 100 palavras, além de três ou quatro palavras-chave com respectivas "key words". Deve conter o título do trabalho, nome completo do autor, biografia (profissional) e seu respectivo endereço (e-mail). O texto proposto deverá ser enviado em formato Word letra Arial Narrow, tamanho 12. O autor pode enviar material de ilustração como sugestão, este deve ser entregue em arquivos separados do texto, no programa em que foram criados (Excel, CorelDraw, PhotoShop etc.);

As contribuições dos autores poderão ser redigidas em duas línguas: português e/ou espanhol.

As opiniões e os conceitos emitidos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).