Gerontologia e Literatura
 

  Titulo: Educação Emocional Para Séniores
Autores: Vítor Fragoso e Martha Chaves
Editora: PsicoSoma
Sinopse: A Educação Emocional adota como pressuposto básico a educabilidade das emoções ao longo de todo o ciclo vital. As Emoções são preditoras e mediadoras de saúde, de forma que geri-las adequadamente é essencial para uma vida saudável e com qualidade. A Proposta de Educação Emocional que o livro apresenta integra os saberes e práticas decorrentes da gerontologia educativa, da pedagogia existencial e crítica, da inteligência Emocional e das Terapias Corporais. Os autores desenvolveram o livro, como uma proposta de intervenção após longos anos de atuação com seniores, no âmbito terapêutico, educativo e formativo. A Educação Emocional, como processo educativo contínuo, potencia o desenvolvimento emocional, A Sua contribuição fundamental para a população sénior prende-se com a probabilidade de desenvolver conhecimentos e destrezas emocionais que têm o intuito de capacitar o sénior para melhor enfrentar os desafios da vida quotidiana. Trata-se de um livro fundamental para seniores, psicólogos, educadores sociais, gerontólogos, psicoterapeutas, educadores, enfermeiros, entre muitos outros.

  Titulo: Envelhecer em Tempos de Crise: Respostas Sociais
Autor: Ricardo Pocinho; Eduardo Santos; Joaquim A. Ferreira; João Pedro Gaspar; Anabela Panão Ramalho; Dina Soeiro e Sofia Silva (Vários autores)
Editora: LivPsic
Sinopse:Se existe drama com que a sociedade portuguesa dos nossos dias se deve preocupar, para além da subida da taxa de desemprego e da crise que, nesta altura, afecta o nosso País, é com a preocupante baixa de natalidade e o aumento da esperança média de vida. Portugal é um país envelhecido, com uma população idosa a aumentar e com respostas sociais cada vez menos humanizadas e apoios financeiros inexistentes. As várias abordagens que a discussão desta matéria permite deve obrigar Instituições, Autarquias, Governo e cidadãos a uma maior interação nas suas várias e diferentes esferas de intervenção, procurando formas de atenuar os danos provocados pela indiferença de uma sociedade cada vez mais egoísta e individualista, mas onde os idosos têm um lugar próprio, com um património cultural a formativo que o futuro não pode desperdiçar, antes deve valorizar e estimar.

  Titulo: O Idoso Como Um Todo
Autor: Zaida Azeredo
Editora: PsicoSoma
Sinopse: A Autora começa por analisar a evolução demográfica quer a nível europeu quer em Portugal e respectivas perspectivas até 2060 tecendo algumas considerações socio-sanitárias, tendo em vista estratégias de intervenção. Numa segunda parte analisa as alterações normais que um idoso pode sofrer durante um processo de envelhecimento não patológico com implicações na sua alimentação, bem-estar e qualidade de vida, bem como numa intervenção terapêutica. Segue-se uma parte elaborada por colaboradores em que se tecem considerações sobre o cérebro e seu envelhecimento e se descrevem alguns aspectos psico-sociais do envelhecimento. Finalmente são descritas algumas estratégias para bem envelhecer.

  Titulo: Teoria e Prática da Gerontologia: Um Guia para Cuidadores de Idosos
Autor: Fernando Pereira (Vários autores)
Editora: PsicoSoma
Sinopse: A “Teoria e Prática da Gerontologia: Um Guia para Cuidadores de Idosos” é uma obra que pretende ocupar um lugar vago na literatura científica e técnica das questões do envelhecimento e dos cuidados ao idoso. Destina-se a académicos e técnicos que envolvidos nessa nobre e exigente tarefa de cuidar de pessoas idosos. Como está escrita numa linguagem acessível pode, e deve também, ser lida ou consultada por cuidadores informais de idosos e outros interessados neste tema tão atual das sociedades contemporâneas. A obra resulta de um conjunto vasto de reflexões do autor aos quais se juntaram os contributos de outros investigadores nacionais e estrangeiros, a maior parte destes são docentes e investigadores da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança e do Núcleo de Investigação e Intervenção do Idoso. A obra é composta por 22 capítulos abordando sucessivamente os temas de: condições da pós-modernidade; emergência da gerontologia e do gerontólogo; ética e humanitude do cuidado; estereótipos e sexualidade do idoso; sistemas de apoio formais e informais e respostas sociais aos idosos; institucionalização e família; autoeficácia dos cuidadores de idosos; envelhecimento ativo e vida ativa; recursos e saberes dos idosos; coaching, exercício físico, emoções. Merece destaque ao capítulo “O Olhar do Gerontólogo, uma reflexão pessoal de um gerontólogo sobre a sua experiência profissional, escrita na primeira pessoa, sem recurso a referências bibliográficas, a qual pensamos poderá ser da maior utilidade para os colegas mais novos que iniciam a sua atividade profissional.

  Titulo: Decisão: Percursos e contextos
Autor: Jader alves e Arthur Neto (Vários autores)
Editora: Euedito
Sinopse: A DECISÃO ou a chamada TOMADA DE DECISÃO sempre existiu, fazendo parte do quotidiano de cada sujeito desde o advento da humanidade. Entretanto, enquanto área de estudo ou disciplina estruturada e sistematizada, pode ser considerada emergente. Foi recentemente, há poucas décadas, que passou a fazer parte das unidades curriculares dos cursos de gestão, mesmo nas principais universidades. O livro conta com quase 500 páginas, escritas por autores portugueses e brasileiros, que procuram contribuir para uma reflexão sobre as questões decisórias em diferentes contextos.

  Titulo: Processos e estratégias de envelhecimento
Autor: Cláudia Moura (Vários autores)
Editora: Euedito
Sinopse: É pretendido, com este livro, sensibilizar para a importância do envelhecimento ativo, com vista a criar melhores oportunidades aos mais velhos no combate à exclusão social fomentando a participação ativa na sociedade. Afinal, o envelhecimento ativo constitui igualmente um instrumento eficaz de luta contra a pobreza na velhice. Como consequência deste horizonte, torna-se urgente capacitar as pessoas mais velhas para a contribuição ativa no mercado de trabalho, e à comunidade permitir-lhe lidar com o novo desafio demográfico de forma sustentável. Afinal, para atingir a compreensão e atuação junto da população idosa, é decisivo compreender o idoso e estabelecer com ele, uma prática eficaz, garantido assim a construção de boas práticas de intervenção. Certos de que estamos perante um dos desafios mais relevantes do século XXI - o fenómeno social da velhice - importa conhecer a trajetória de vida destes atores sociais, que representam os idosos, bem como o seu impacto na sociedade. Esta é uma realidade que nos conduz à reflexão de questões de elevada importância. Diante do quadro representado, é de referir que este é um processo sério que mergulha profundamente na pessoa humana.

  Titulo: A avó come muito queijo, é o que é!
Autor: Manuela Leite e Gabriela Sotto Mayor
Editora: Trinta Por Uma Linha
Sinopse: Este livro-álbum, que procura contribuir para o esclarecimento precoce da população acerca da deterioração cognitiva de que muitos adultos, familiares e amigos, padecem, recorre ao ponto de vista da criança para o fazer.

  Titulo: A Última Estação (2007)
Autor: Jay Parini
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Leo Tolstói é o escritor mais famoso de toda a Rússia e um dos mais lidos em todo o mundo. Mas, quase a chegar aos 82 anos, o autor de Guerra e Paz almeja apenas um pouco de sossego, longe dos repórteres e fotógrafos e dos conflitos no lar. Baseado nos diários daqueles que integraram o seu círculo mais próximo e também no legado do próprio Tolstói, este livro recria o último ano da vida do grande vulto das letras russas.

Titulo: A Velhice (1970)
Autor: Simone Beauvoir
Editora: Nova Fronteira
Sinopse: Do tratamento que as sociedades primitivas davam aos idosos até conquistas e problemas existentes nas sociedades actuais, Beauvoir propõe uma mudança radical na sociedade, de forma a desmistificar as hipocrisias que cercam a velhice. Uma obra duramente criticada, mas que alcançou repercussão em todo o mundo, levantando questões e soluções para os idosos.

Titulo: Da Velhice (2009)
Autor: Cícero
Editora: Biblioteca Editores Independentes
Sinopse: Segundo Montaigne, "Da Velhice" dá vontade de envelhecer. Trata-se de um tratado breve, cujo tema é enunciado, desde logo, por ambos os títulos por que vulgarmente é conhecida a obra – «alguma coisa acerca da velhice» (p.12). Uma Roma verdadeiramente republicana e proba, uma república esclarecida, uma que nunca houve.

Titulo: Elogio da Velhice (2002)
Autor: Hermann Hesse
Editora: DIFEL
Sinopse: Surgem reunidos pela primeira vez neste volume os mais belos textos dos últimos anos de Herman Hesse. Cumprida boa parte da obra que o consagrou, Hesse dedica-se aqui ao último desafio da sua longa vida de escritor: aceitar graciosamente a velhice e a proximidade da morte.

Titulo: Homem na Escuridão (2008)
Autor: Paul Auster
Editora: ASA
Sinopse: Nesta América, as Torres Gémeas não caíram e as eleições presidenciais de 2000 conduziram à secessão, com estado após estado a abandonar a união e uma sangrenta guerra civil a instalar-se. Este mundo paralelo é criado pela mente e coração perturbados de August Brill, 72 anos, um crítico literário vítima de insónias. Chocante e apaixonante, este é um livro que nos obriga a confrontar a escuridão da noite, celebrando a existência das pequenas alegrias do dia-a-dia num mundo capaz da mais grotesca violência.

Titulo: A História do Senhor Sommer (2007)
Autor: Patrick Süskind
Editora: ASA
Sinopse: "A História do Senhor Sommer" é uma fascinante viagem aos episódios mais recônditos da nossa própria infância — os lugares mágicos onde nos refugiávamos do mundo dos adultos, as tentativas desesperadas para nos equilibrarmos numa bicicleta demasiado grande, o receio do mau génio da nossa professora ou a primeira desilusão de amor.

Titulo: A Viagem Vertical (2000)
Autor: Enrique Vila-Matas
Editora: Assírio & Alvim
Sinopse: Este livro conta a história de Federico Mayol, septuagenário, homem de negócios, nacionalista catalão, que a mulher, de forma absurda e inesperada, põe fora de casa um dia depois de celebrarem as Bodas de Ouro de casados. Sem perceber muito bem o que lhe aconteceu e sem sítio para onde ir, Mayol acaba por empreender uma viagem vertical, que começa pelo Porto (entre o Hotel Ferreira Borges, o bar Aniki-bobó, na Ribeira, e o Café Majestic), segue para Lisboa, e depois para a Madeira, para no fim submergir num estranho destino final.